sexta-feira, 19 de junho de 2009

Secretário Executivo: uma questão de perfil.

Por Angelita Lombarde Divino

É importante que nós secretários executivos tenhamos capacidade e visão para podermos traçar rumos para a vida pessoal, profissional, social e familiar, ampliando a análise entre efeitos e causas e incorporando princípios e contextos, criando assim, a oportunidade para o nascimento de um perfil empreendedor latente.
Tenhamos consciência de nosso perfil profissional, não corramos o risco da memória, ousemos mudar características, não deixando que nossas vidas sejam apenas um pano de fundo, devemos sentir emoção em cada ato, cada decisão. Deixemos que o profissionalismo nos instigue à mobilização de nossas aptidões, pratiquemos o ensino do empreendedorismo, é necessário inovar e ocupar o nosso espaço no mercado de trabalho. Sejamos flexíveis, tenazes, difundindo o conhecimento, informando com precisão, sendo ágeis e transparentes em nossas tomadas de decisões, pois esse é um fator diferencial na gestão do conhecimento.
Prazer e emoção constituem temperos imprescindíveis; aprendamos com o ato de aprender, fomentemos idéias emergentes, pois estar apto ao novo, contempla o desafio do novo paradigma. O centro de formação somos nós e não a técnica ou a ferramenta, devemos estar sempre preparados para "aprender a aprender", o nosso conhecimento e aprimoramento tem de ser mutante. Sejamos capazes de definir a partir do indefinido, criando, ousando e redefinindo. Induzamo-nos ao "conhecer", tendo uma visão holística da organização. Façamos com que nossas experiências práticas e teóricas, sejam vivenciadas no mundo real.
Estejamos dispostos a ter em mente um conjunto de idéias, atitudes e comportamentos que nos predispõem a "sermos criativos", estando preparados para às mudanças ambientais e comportamentais que regem os novos paradigmas, identifiquemos as oportunidades e saibamos agarrá-las. O grande conhecimento não está apenas nos livros, mas na leitura e interpretação do mundo, fora deles. Não sejamos impassíveis, é necessário que saibamos identificar, assimilar e aplicar, aquilo que se precisa, no momento próprio e na intensidade adequada. Divulguemos informações para que possamos gerar conhecimento, sejamos capazes de darmos suporte às decisões gerenciais, possuindo um atendimento diferenciado.
Temos de ter respeito e reconhecimento ao "ser humano", pois no mundo em que estamos, sobrevivem as pessoas e as instituições que tiverem capacidade de mudar e construir uma estrada que conduz à novas fronteiras, tendo como uma de suas premissas, o encurtamento de distância entre classes sociais, credos e raças, mantendo a relação física e virtual intercontinental, contemplando a noção de idéia global.
Precisamos de acadêmicos e profissionais, capazes de se envolver na formação humana e convencer com argumentos satisfatórios, sendo justos, cultos, éticos e sábios. Implementando novas políticas, com olhos firmes no futuro, com base no padrão de educação e cultura, desenvolvendo nossa cidadania de forma integrada, gerando novos relacionamentos, sem frustar as expectativas, e com coragem e disposição para ousar.
Secretários Executivos, construamos uma vida profissional onde a simplicidade seja a sua essência, porém os detalhes sejam a sua riqueza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário