quarta-feira, 3 de junho de 2009

COMO ANDA O MERCADO DE TRABALHO DE HOJE?

Claudia Teixeira Chaves

Nenhuma época foi tão marcada por descontinuidades e incertezas do que a atual. A velocidade das mudanças, das informações e do constante desenvolvimento da tecnologia das comunicações são as principais características deste final de século. O mundo muda rapidamente. Nos transformamos em uma aldeia global. Pessoas dos quatro cantos do planeta se comunicam, fazem negócios, tomam grandes decisões, 24 horas por dia em tempo real. Isso é fantástico. Nós podemos estar em qualquer lugar virtualmente. As empresas precisam se adequar para permanecer no mercado. Nunca foi tão importante e vital mudar e adaptar-se rapidamente. E para acompanhar esse tempo, o mercado exige profissionais empreendedores, dinâmicos e atualizados. E para estes existe colocação.
Hoje, em especial, vou me ater ao profissional de secretariado. Como ele tem acompanhado esse turbilhão de mudanças?
A profissão de secretário, é relativamente nova.
Nos anos 50, seu papel limitava-se a execução de algumas técnicas como datilografia, arquivo, atendimento telefônico e anotação de recados. Nos anos 60, com o início do treinamento gerencial, tivemos as primeiras mudanças. A secretária, porém, continuava a ter o papel de servente. Nessa época "ter uma secretária" era símbolo de status.
Nos anos 70, a secretária passou a ser vista como um membro ativo na gerência, com uma atuação mais abrangente, ganhando respeito nas organizações.
Nos anos 80, o Brasil despertou para a era da qualidade. Administradores e gerentes começam a perceber que uma administração participativa está na ação conjunta gerente, secretária e funcionários.
Então, os anos 90, trouxeram um grande desafio à profissão. As megatendências, a reengenharia, a busca da excelência fizeram com que surgisse o novo perfil do secretário. O perfil da moça elegante, bem vestida, ótima datilógrafa é substituído pelo profissional, agora com espaço para o sexo masculino, rápido, ágil, organizado, objetivo, atualizado, bem equilibrado, centrado na profissão. A exigência por profissionais empreendedores, polivalentes e comprometidos com lucros e resultados das organizações é cada vez maior. Não há mais espaço para profissionais objetos ou serventes.
Os novos tempos exigem novas competências: visão estratégica, planejamento, trabalho em equipe, foco em resultados, proatividade, saber delegar, flexibilidade, controle emocional, administração de conflitos, desenvolvimento e motivação de pessoas.
Em paralelo a tudo isso, volto a afirmar, o perfil do secretário está se modificando. Há dez anos, a secretária, porque era uma profissão exclusiva do sexo feminino, era vista como uma realizadora de tarefas do lar no ambiente de trabalho. Pode? Era uma fonte decorativa, alguém que executava ordens. Hoje o secretário trabalha para vários executivos ao mesmo tempo, é o "pool" de secretários, muito mais engajados com os negócios da organização, e se não forem organizados, ágeis e líderes, dificilmente conseguirão desempenhar sua atual função.
Para fechar dignifiquem cada vez mais, com seu profissionalismo, a imagem do secretário executivo.

Claudia Teixeira Chaves

http://www.secretarias.inf.br/textos.asp?codigo=267

Um comentário:

  1. no Brasil qual a cidade,região ou estado que mas emprega o secretario execultivo?

    ResponderExcluir