SER SECRETÁRIA
Ser Secretária Executiva não é apenas uma  questão de opção, mas um verdadeiro desafio que somente as profissionais  preparadas e capacitadas podem exercer a profissão com eficiência e eficácia, no  mundo corporativo que vivenciamos hoje.
Quais são as atribuições da(o)  secretária(o)? Qual a sua área de atuação? Existe curso superior para ser  secretária(o)? são perguntas que nós, alunas do curso de Secretariado Executivo  Bilíngüe, respondemos cotidianamente, tanto para pessoas de nosso convívio  social, como também para profissionais de áreas correlacionadas a esta  profissão.
Descrever o perfil atual desta profissional é nosso maior  objetivo, pois, assim estaremos divulgando aos empresários e demais interessados  a capacitação de uma Secretária Executiva formada em nível superior com  competência e aptidão para atuar no mercado de trabalho, pois, hoje, essa  profissional além de assessorar, participa ativamente das organizações, tanto na  gestão, quanto nas decisões organizacionais.
A profissão de Secretária é  regulamentada pela Lei 7377 de 30/08/85 e 9.261 de 11/01/96, possuindo também o  Código de Ética (cópia da Lei e do Código de Ética podem ser acessadas no site  www.fenassec.com.br). O curso de Secretariado é oferecido tanto em nível  técnico, como superior.
Em atendimento às freqüentes mudanças e  tendências que vêm ocorrendo no mundo dos negócios, como a Globalização,  Mercosul e outras, o mercado profissional exige cada vez mais um novo perfil do  Secretário Executivo, que conquista um espaço de grande relevância não somente  na execução de suas atividades específicas, mas atuando também no contexto  direcional e gerencial das mais diversas organizações nacionais ou  internacionais, onde são capacitadas para:
? Planejar, organizar e executar  atividades secretariais específicas;
? Assessorar direta ou indiretamente  executivos;
? Participar e discutir objetivos e metas da organização,  adotando a filosofia empresarial e intermediando em atos decisórios da mesma; 
? Redigir textos profissionais inclusive em idiomas estrangeiros,  utilizando a comunicação geral e as técnicas secretariais;
? Organizar  eventos dentro de regras protocolares (Cerimonial) e de etiqueta social;
?  Organizar arquivos e controlar documentos e correspondências, distribuindo-os  dentro de sua complexidade e importância;
? Compreender os campos da  administração e recursos humanos, contabilidade, economia geral, direito e  matemática comercial, legislação social, comércio internacional, técnicas  redacionais e secretariais, organização de eventos e enquanto bilíngüe, atuar  nas quatro habilidades (fala, escrita, leitura e audio-compreensão) dos  idiomas;
? Atuar nas diversas organizações existentes, em níveis de  assessoria, gerência, diretoria, liderança e outros, capacitados a adaptar-se  frente a mudanças. 
O PERFIL SECRETARIAL ATUAL
Muitas empresas, não têm  conhecimento das habilidades secretariais/administrativas de uma Secretária  Executiva, formada academicamente em nível superior. Como já é de conhecimento  de muitos, o curso surgiu no Brasil para atender as necessidades das empresas  multinacionais que já estavam habituadas a trabalhar com esse tipo de  profissional e com base nas exigências e necessidades do mercado, as  Instituições de Ensino elaboraram grades curriculares para Secretárias  Executivas para atuarem como empreendedoras, com visão holística da  empresa.
Cabe a Secretária atuar como um “filtro” na diretoria de uma  organização, onde a maior parte dos problemas deve ser filtrada por ela mesma,  sem que precise levar pequenos problemas para o executivo. A este, cabe a  decisão final apenas em casos de extrema importância e que representem algum  tipo de risco para a organização. Neste momento, a visão da empresa como um todo  também se faz necessária, uma vez que o executivo espera que junto com o  problema venham também sugestões para resolução.
Para a Secretária  Executiva, a satisfação total dos clientes internos e externos é o seu principal  objetivo. Ela tem consciência que muitas vezes a sua postura irá refletir a  realidade de toda uma organização, bem como, fortalecer ou prejudicar a imagem  da mesma.
Enfim, as atividades cotidianas das Secretárias Executivas  requerem amplos conhecimentos técnicos, administrativos e emocionais, que são de  extrema importância no desempenho de suas funções, pois, são mais aplicados em  soluções de problemas, que é o grande desafio na atribuição da Secretária do  novo milênio.
AS FERRAMENTAS SECRETARIAIS
A Secretária Executiva  utiliza, além das técnicas secretariais, ferramentas de motivação, liderança,  comunicação, gestão, dentre outras, para o desempenho das suas  funções.
Apresentamos a seguir, algumas habilidades específicas e  imprescindíveis para a atuação eficaz de uma Secretária:
MOTIVAÇÃO - A motivação é uma das técnicas gerenciais, muito  presente no dia-a-dia de uma Secretária, pois, sendo essa, um elo de ligações  entre a alta hierarquia e demais clientes internos, a motivação deve ser a base  para uma atuação adequada e harmoniosa.
A secretária pode atuar como  agente motivador, transmitindo uma imagem positiva da sua área de atuação e  promovendo o intercâmbio entre subordinados e chefias. Detalhes (aparentemente  mínimos) como cumprimentar as pessoas; tratar a todos com igualdade,  independente das diferenças culturais, sociais, econômicas, raciais e  hierárquicas são fatores essenciais para a motivação; além de, lembrar detalhes  pessoais como data de aniversário; elogiar um bom trabalho realizado, contribui,  sobremaneira, para a motivação das pessoas (elas se sentem lembradas,  reconhecidas).
LIDERANÇA - A liderança é mais uma das técnicas gerenciais. A secretária precisa conhecê-la para poder auxiliar seu gerente a praticá-la no dia-a-dia. Observamos que essa habilidade hoje faz parte do contexto pessoal e profissional de uma Secretária Executiva. O líder é alguém que sabe o que precisa ser feito e como conseguir que seu pessoal execute as tarefas, permanecendo motivados, em constante harmonia. O líder compartilha, delega, mas não “manda”, por isso, sua postura diante dos funcionários já é sempre positiva.
COMUNICAÇÃO - A comunicação é um tributo essencial da atividade humana. Dela depende o entendimento social, familiar e profissional. O êxito da empresa, da gerência, da Secretária, depende essencialmente da habilidade dos indivíduos se comunicarem. A comunicação deve ser clara, objetiva e flexibilizada de acordo com a cultura de cada funcionário, pois, para se concretizar uma comunicação é necessário que a mensagem enviada seja plenamente entendida e recebida pelo interessado.
ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO - A administração do tempo é nada mais, nada menos, que se planejar e organizar sua rotina diária, a fim de que o trabalho seja desenvolvido, sem afetar sua qualidade de vida, tanto pessoal, quanto profissional. Saber organizar-se utilizando o tempo de forma adequada e “eficaz” é um desafio que, para muitos gerentes tem sido o objetivo prioritário nas organizações que inclusive, dedicam por livre e espontânea vontade, várias horas em treinamento especializado no assunto, mesmo que as organizações não tenham ainda despertado totalmente para tal necessidade. Os diversos autores que abordam sobre esse assunto, insistem em ressaltar a importância do papel da Secretária na administração do tempo próprio e na do executivo. A maioria dos treinamentos a respeito utilizam exercícios para serem feitos em parceria, pelo executivo e a Secretária.
RESPONSABILIDADE E DECISÕES - As atividades de uma Secretária ultimamente estão sendo enfatizadas pelo maior poder de decisão com que essas profissionais vêm atuando nos mais diversos segmentos organizacionais. A responsabilidade está sendo exigida a cada trabalho executado e a participação nas tomadas de decisões tem sido um verdadeiro desafio na carreira de uma Secretária, que vem respondendo satisfatoriamente às organizações.
INFORMÁTICA – Além da sua contribuição estratégica, uma das ferramentas essenciais no trabalho de uma Secretária é a informática que, sem dúvida, proporciona inovação no trabalho Executivo/Secretária tornando-o mais ágil e eficiente, permitindo, assim, que encontrem mais tempo para outras atividades. A informática é um processo que possibilita novos desafios que motivam a profissional a acompanhar as novas exigências da empresa por meio de cursos para dominar conhecimentos em diversas áreas. Assim, a evolução profissional é dinamizada, para atingir o novo status, e é necessário entender que Secretária é uma profissão e não apenas uma função. É imprescindível estar sempre buscando o aperfeiçoamento e se atualizando em outras áreas. As empresas buscam Secretárias empreendedoras e polivalentes, com perfil de assessora, e que não somente atendam aos executivos, mas também estejam interadas das metas e resultados.
IMPORTÂNCIA DOS IDIOMAS - Num mundo em que tudo gira em torno da globalização é impossível esquecer a real importância de se dominar um segundo idioma. A língua mais imposta pelos países é o inglês, que deixou de ser apenas desejável para ser imperativa, porém, hoje o idioma espanhol está dominando também, o mundo dos negócios. Aprender um novo idioma não é mais um diferencial de um universo restrito de pessoas, mas uma necessidade básica para profissionais que atuam nas mais diversas áreas e para quem está se preparando para ingressar no cada vez mais competitivo mercado de trabalho. Hoje, para se conseguir um bom emprego, é necessário ingressar numa faculdade, fazer um bom curso de idiomas ou mesmo uma viagem de intercâmbio ou estudos. Conhecer e aprofundar-se no inglês há tempos deixou de ser um privilégio de poucos para cair nas graças de muitos. Exigir fluência no idioma é uma prática comum em diversas empresas, devido à internacionalização dos mercados mundiais, que transformou o inglês numa língua universal. O mercado atualmente considera requisito básico, no momento da contratação, que o candidato domine o inglês e, se possível, conheça um outro idioma, como espanhol ou alemão, por exemplo.
O PAPEL ATUAL DA SECRETÁRIA EXECUTIVA
Já foi o tempo e há  muito tempo atrás, a Secretária Executiva era considerada uma simples auxiliar  de serviços para as empresas e empresários, porém, este conceito se transformou  a partir do momento que ela se tornou essencial para o desenvolvimento das  entidades e empresas.
Com o avanço da tecnologia, a Secretária Executiva  foi buscar conhecimentos necessários e fundamentais para tornar seu trabalho  ágil, conseguindo assim, mais tempo para desenvolver outras atividades. Deixou  de ser somente apoio, para introduzir novas metodologias e exercer funções  criativas, atendendo assim, as necessidades das organizações. O executivo  começou a reconhecer e valorizar o papel da Secretária Executiva, quando essa  passou a preparar materiais diversificados e criativos, específicos para  apresentações em reuniões internas e externas, onde o executivo apresenta o  trabalho idealizado por ele, mas criado, realizado e administrado pela  profissional Secretária Executiva.
A Internet trouxe muitos avanços para  a profissão, já que possibilitou a comunicação com todos os segmentos  organizacionais, principalmente com Secretárias Executivas de todas as partes do  mundo, acarretando numa troca de experiências e aprendizagem que contribuiu  muito para as relações interpessoais. A profissão segue os princípios da  Administração: tomar decisão, solucionar conflitos, trabalhar em equipe, separar  fatos de opiniões, pensamentos de sentimentos e aplicá-los. A Secretária  Executiva também desenvolve habilidades de comunicação escrita e oral, fala e  traduz textos em vários idiomas e em algumas eventualidades, substitui o  executivo.
Hoje, essas profissionais buscam ferramentas para administrar  eficazmente o tempo, aplicam funções gerenciais, dão ênfase ao relacionamento  com os clientes, têm habilidade para a comunicação e para o trabalhar em equipe,  resolvem problemas inerentes ao seu trabalho melhorando a qualidade e a  produtividade dos serviços, tem visão geral e holística da organização, cultivam  as relações pessoais e habilidades com pessoas e tem capacidade de perceber a  necessidade constante de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a evolução  científica e tecnológica. Tornou-se uma profissional com postura aberta a  mudanças, atitude empreendedora, presta assessoria a executivos e dirigentes no  desempenho de suas funções.
O mercado de trabalho esta cada vez mais  exigente com relação à formação das Secretárias Executivas, e a procura é por  profissional com postura de gerente, gestora e assessora. A beleza pode ser  importante, mas deixou de ser fundamental para as empresas que buscam assegurar  seu espaço no mundo dos negócios, com competitividade, segurança e qualidade
SUPORTE SECRETARIAL
Diante das profundas alterações por  que vem passando o mercado de trabalho, o Bacharel em Secretariado passa a atuar  de diversas formas e em variadas frentes de atividade como: assessor, sendo o  agente executor mais próximo do centro de deliberação do processo decisório;  gestor, exercendo funções gerenciais; empreendedor, com idéias e práticas  inovadoras; e consultor, orientando a empresa, sua razão de ser e seus  objetivos, trabalhando com a cultura da organização, transformando ameaças em  oportunidades, utilizando seus conhecimentos para criar estratégias, aumentando  assim as vantagens competitivas.
A Secretária Executiva contribui para a  melhoria da qualidade e maior produtividade nas organizações, tendo como  atribuições: administrar eficazmente o tempo; coordenar o trâmite de papéis,  compras e cotação com fornecedores; atender aos clientes internos e externos com  eficácia; manter atualizados os arquivos manuais e informatizados; gerenciar  tarefas operacionais, aplicando as funções gerenciais; valorizar os princípios  de um bom sistema de comunicação; resolver problemas inerentes ao seu trabalho,  melhorando a qualidade e a produtividade dos serviços; obter uma visão geral da  cultura da empresa; conhecer e aplicar elementos de psicologia; coletar dados e  elaborar relatórios; redigir textos profissionais especializados; aplicar as  técnicas secretariais (arquivos, follow-up, agenda e viagens); usar amplamente a  informática (planilha eletrônica, banco de dados, processadores de textos,  correio eletrônico, Internet, intranet, etc.); e gerenciar eficazmente a  transmissão e difusão de informações.
CONCLUSÃO
A Secretária Executiva é uma profissional, que  academicamente está sendo preparada para estar apta a assessorar e articular a  área administrativa das empresas, instrumentalizando, em termos de idiomas e  comunicação geral. A administração, planejamento e organização são conceitos que  a Secretária Executiva deverá dominar em toda a sua extensão, além de estar  preparada para ser inovadora, criativa, empreendedora, comunicadora e  articuladora. Como assessora e facilitadora, vem sendo o elo entre a empresa e  seus clientes internos e externos e como coordenadora de informações administra  relacionamentos e conflitos, ou seja, a profissional Secretária trabalha para a  organização e não somente para o executivo. Estas características estão  diretamente relacionadas com as mudanças políticas, econômicas e sociais tais  como, a globalização, que exige cada vez mais um novo perfil deste profissional,  que vem conquistando um espaço de grande relevância não somente na execução de  suas atividades específicas, mas atuando também no contexto direcional e  gerencial das mais diversas organizações, como mostra a própria organização das  Nações Unidas, no livro titulado “O Trabalho das Nações”, que cita o Secretário  como uma das prósperas profissões e a classifica entre o seletíssimo grupo de  trabalhadores denominados “analítico-simbólico”, definindo a profissão como uma  das mais proficientes e promissoras, esclarecendo que a profissão engloba  multiplicidade e diversidade de tarefas.
Os pontos fortes da profissão  são a expansão de limites com aumento de responsabilidades, cargo considerado de  alta confiança, com relativa estabilidade e bom salário, considerando o padrão  brasileiro. Os pontos fracos ainda são a grande variação de salários, muitas  denominações para a profissão, falta de plano de carreira e de salários  específicos para a profissional Secretária.
A Secretária do futuro não  trabalha mais para um determinado executivo e sim para a empresa. Conhecer o  negócio da empresa, sua missão, seus produtos, suas finalidades e a  administração, é fundamental. É necessário também dominar outro idioma e saber  tomar decisões. Para se atender a demanda, a Secretária Executiva tem que estar  sempre atualizada e antenada ao que ocorre no mundo, ou seja, estar sempre  aprendendo para assim, ter amplos conhecimentos para sua atuação. Atualmente a  Secretária está mais envolvida nos negócios da empresa e o executivo está  delegando mais responsabilidades, exigindo cada dia mais da Secretária para os  resultados esperados.
A profissão de Secretária é afetada diretamente com  as mudanças e tendências do mercado por sua atuação nas organizações, pois,  dentre suas habilidades estão as funções de assessoria, participação e tomada de  decisão.
http://ww.revistaeficiencia.com.br/Edicao3/arquivos/expansao_SemImagem3.htm
 

Achei o texto muito conciso e esclarecedor. E gostaria de fazer uma pergunta: como realmente a secretária utiliza a matemáica em seu cotidiano? Num português mais vulgar, como e quais são as "contas" que ela deve realizar?
ResponderExcluirEu gostaria de saber se Precissa ter curso superior pra fazer secretariado execultivo bilinue..
ResponderExcluirolá, gostei muito do texto só quero ressaltar o gênero feminino utilizado no texto, pois o numero de secretários no brasil vêm cresecendo, e não seria correto chamar todos os profissionais de secretariado apenas de secretárias. bjs
ResponderExcluirPrezada Ana,
ResponderExcluirMeus cumprimentos.
Parabéns pelo blog, claro, objetivo e complementa as informações que todo o profissional do segmento secretarial, precisa.
Sou a Diretora da Gestão Vanbarcin - Consultoria Empresarial e Idiomas - www.gestaovanbarcin.com , onde também sou uma estudiosa no segmento secretarial.
Fraterno abraço.
Cordialmente!
JANETE EVANGELIST
www.gestaovanbarcin.com
corporativo@gestaovanbarcin.com
www.palestrabeneficente.org
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostaria de saber: Qual a real diferença entre a Secretária Executiva e o Administrador de Empresas?
ResponderExcluirObrigada
Iêda Silva
Olá! Também sou Sec. Executiva e moro no Acre. Gostaria de esclarecer uma dúvida. Quanto ao exercício da profissão, o que prevê a Lei de Regulamentação 7377/85. Existe diferença entre o Secretariado Executivo Bilingue e o Secretariado Executivo?
ResponderExcluirOi Ana Paula td bem?? Eu tenho interesse pelo curso de secretariado executivo bilingue da Sumaré, mas vejo q lá esse curso só está disponível no horário especial de sexta e sábado.. Eu queria saber se de sexta-feira os professores soltam os alunos mais cedo ou se os alunos só saem nesse horário mesmo que é as 23:10?? Obrigada.
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